top of page

Programa Mais Educação

 

 

 

               Parte constitutiva do PDE, o programa Mais Educação, instituído através da Portaria Interministerial nº 17 de 24 de abril 2007, firmada entre os Ministérios da Educação do Desenvolvimento Social, dos Esportes, da Ciência e Tecnologia, da Cultura e do Meio Ambiente, objetiva a implementação de Educação Integral a partir da reunião dos projetos sociais desenvolvidos pelos ministérios envolvidos – inicialmente para estudantes do Ensino Fundamental nas escolas com baixo IDEB.

                  O Programa Mais Educação tem como desafio estabelecer um diálogo ampliado entre escolas e comunidades. Acreditamos que, enfrentando a distância que hoje caracteriza as relações entre escola e comunidade, poderemos ampliar a dimensão das experiências educadoras na vida dos estudantes, promovendo a qualificação da educação pública brasileira.

             Para transformar a escola num espaço onde a cultura local possa dialogar com os currículos escolares, é importante reconhecer que as experiências educacionais se desenvolvem dentro e fora da escola.

                   Como o objetivo do Programa Mais Educação é a conquista efetiva da escolaridade dos estudantes, através da ampliação de experiências educadoras, as práticas realizadas além do horário escolar precisam estar sintonizadas com o currículo e os desafios acadêmicos. Este trabalho tem como objetivo auxiliar na construção de espaços de interseção de tal forma que os conhecimentos escolares tenham condições de trocas com os conhecimentos locais e vice-versa.

                 O programa Mais Educação já é uma realidade em nossa Unidade Escolar, desde agosto de 2010.              

             Iniciou com 176 alunos participando de oficinas de Xadrez; Letramento; Matemática; Horta; Fanfarra e Recreação. Em 2013 atendeu 100 alunos atuantes nas oficinas oferecidas de Matemática; Letramento; Dança Hip-Hop; Fanfarra; Tênis de Mesa e a Horta.

                No ano de 2014, o Programa Mais Educação passou a atender 126 alunos distribuídos em 06 grupos de 21, agrupados por faixa etária. Os atendimentos neste ano foram organizados de maneira que os oficineiros que fazem um trabalho voluntário e recebem uma ajuda de custo mensal, fossem reduzidos. Na atualidade existem em maior número, profissionais da escola no desenvolvimento da Educação Integral assim como prevê a lei, citada anteriormente.

             Os atendimentos passaram a ser chamados de clubes e envolvem o trabalho do professor de Música, instrutor do Laboratório de Informática, professoras do Espaço de Vivências em Alfabetização, professora responsável pela Biblioteca Escolar, professores de Educação Física, professores de Educação Integral e três oficineiros.

                São os clubes: Clube da Fanfarra, Clube Digital, Clube do Conhecimento, Clube da Leitura, Clube do Esporte, Clube do Acompanhamento da Vida Escolar, Clube da Música, Clube da Dança e Clube da Horta Escolar.

 

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-googleplus

ANIVERSÁRIOS

EVENTOS

bottom of page