
R. Antônio Carlos Pereira Leão - 456
São Vicente SC
(47) 3241-2680
Escola Básica Marechal Olimpio Falconieri da cunha


A ESCOLA
Como diz Rubem Alves “educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu”. Educar é expandir o mundo a cada dia aos olhos da criança, do adolescente, do jovem, do adulto, do idoso. É construir riqueza, não só para o futuro de uma cidade, mas também para o interior de cada pessoa. Educar é transformar. Transformar um menino ou uma menina, transformar um bairro, um município, um estado, um país... transformar o mundo! A missão da educação vai além do representável em palavras. É a ela que cabe um dos objetivos mais nobres no seio da sociedade; o de transformar cada pessoa em uma pessoa melhor.
Cabe também à escola esta formação e transformação. Formar cidadãos autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas, possibilitando a leitura e interpretação das mensagens e informações que hoje são amplamente veiculadas, preparando-o para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção crítica e consciente na vida pública. É necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras. Sem estas aprendizagens, dificilmente ele poderá exercer seus direitos de cidadania.
A escola, portanto, tem o compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de buscar informações segundo as necessidades de desenvolvimento individual e social. Precisamos preparar nossos alunos para uma aprendizagem permanente, que tenha continuidade mesmo após o término de sua vida escolar. Isto significa que em sala de aula devemos estar preocupados em desenvolver determinadas habilidades intelectuais sem as quais o aluno nunca será capaz de uma aprendizagem autônoma.
É necessário a cada momento fazer o aluno pensar, refletir, analisar, sintetizar, criticar, criar, classificar, tirar conclusões, estabelecer relações, argumentar, avaliar, justificar, etc. Para isto é preciso que os professores trabalhem com metodologias participativas, desafiadoras, problematizando os conteúdos e estimulando o aluno a pensar, a formular hipóteses, a descobrir, a falar, a questionar, a colocar suas opiniões, suas divergências e dúvidas, a trocar informações com o grupo de colegas, defendendo e argumentando seus pontos de vistas. Assim, a escola assume a característica interacionista e o conhecimento se estabelece na relação com o outro. Um aspecto importante a ser considerado no que se refere à formação da cidadania diz respeito à formação de determinados valores, atitudes e compromissos indispensáveis à vivência numa sociedade democrática, tais como solidariedade, cooperação, responsabilidade, respeito às diferenças culturais, étnicas e de sexo, repúdio a qualquer forma de discriminação e preconceito.
É função social de a escola propiciar a formação destes valores. Entretanto, valores não podem ser ensinados, mas devem ser vivenciados. É preciso que a escola e os próprios educadores deem testemunho daqueles valores que direcionam sua ação, fazendo da escola um ambiente de vivência de valores democráticos.
Acreditando no poder transformador da educação e na escola como veículo desta transformação, é que a Escola Básica Marechal Olímpio Falconieri da Cunha trabalha a partir de uma proposta interacionista para ser uma escola de referência em qualidade educacional que respeite as diferenças individuais e a diversidade cultural, comprometendo-se em criar estratégias e realizar ações comuns que motivem o ser humano a observar, a pensar, a refletir e agir diante de situações inovadoras que aperfeiçoem e transformem o seu contexto social.